Manuseio inadequado
A quantidade de lixo eletrônico produzida no Brasil, considerando-se os eletrônicos de grande e pequeno porte, devera chegar a 918 mil toneladas em 2013, revela estudo encomendado pela agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), segundo a Prefeitura de Sorocaba. Se não for descartado corretamente, esse resíduo pode contaminar solo e lençóis freáticos, pois traz mais de 60 tipos diferentes de substancia. Muitas delas são toxicas e portanto, nocivas á saúde humana .
Em Sorocaba, o projeto Materreciclagem, desenvolvido pelo poder publico, promove curso de informática para jovens da comunidade, colabora para a destinação correta de computadores e impressoras e a geração da renda, por meio da reciclagem de computadores. Os equipamentos montados pelos alunos são doados as entidades da cidade. O trabalho do Materreciclagem consiste em recolher computadores quebrados ou fora de uso, doado por empresas, bancos, instituições ou comunidade, para recuperar os aparelhos e reutiliza-los .
A sucata não utilizada pelo Materreciclagem é enviada a Reviver, uma das cooperativas de reciclagem que contam com o apoio da Prefeitura, que faz a separação dos materiais e equipamentos para processamento, cujo resultados revertem em geração de renda aos cooperados .
Por: Maurita Graciélli, Gislaine Menezes, jéssica de Lima e Jéssica Almeida
- Início
- O que é lixo eletrônico?
- Aumento do Lixo Eletrônico
- Problemas
- Manuseio inadequado
- Substâncias tóxicas encontradas no lixo eletrônico
- Os riscos do descarte incorreto do lixo eletrônico
- Descarte e armazenamento correto
- Conscientização
- Metareciclagem
- Reciclagem do Lixo Eletrônico
- Como é feita a reciclagem do lixo eletrônico ?
- Logística Reversa
- Locais de recolhimento no Espirito Santo
- Confira dicas e veja como ajudar
- Mutirão de recolhimento
- Feira CulTec
- Informações